Origem da Teologia

Padrão

– por Jhonys Mateus

2016-25-9-21-50-41

 

    Se trataremos de teologia, nada mais conveniente do que começar comentando sobre sua origem, etimologia e definição. Dividirei esse post em duas partes: 1) Origem e definição; 2) teologia na era cristã. Na primeira parte conheceremos a origem da teologia, quais foram os primeiros teólogos, qual o significado etimológico da palavra e ainda suas definições. Na segunda parte veremos um pouco sobre a teologia dentro do cristianismo e alguns dos principais teólogos da Igreja Primitiva.
A palavra teologia vem do grego theos (Deus, divindade) e logia (verbo, discurso, palavra), portanto, etimologicamente significa Discurso sobre Deus, estudo sobre a divindade (sua essência, existência e atributos). A origem do termo remete a Hélade – Grécia Antiga.  Embora o termo apareça em Platão, o conceito já era conhecido pelos pré-socráticos. Aristóteles chama os poetas Hesíodo, Homero (os “cara” criativos que inventaram os mitos) de teólogos, pois discursavam sobre os deuses (suas origens, sua virtudes, seus vícios, etc).  O apostolo Paulo faz referencia a uns textos dos poetas gregos em Atos 17.28. Com. Platão foi o primeiro a usar o termo ‘teologia’ para se referir ao discurso racional sobre os deuses. Como podemos perceber a teologia não surge no pensamento cristão e não aparece na bíblia.
Apenas na idade média entre os séculos IV e V a teologia perderá seu sentido poético e ganhara nova forma e definição. A teologia não é mais entendida como um estudo sobre os deuses mitológicos mas como uma investigação, um estudo sobre o Deus cristão. Portanto, teologia é o estudo de Deus – sua existência, seus atributos, seu caráter, seus propósitos e relacionamento com o homem – através das Sagradas Escrituras. Estudar teologia é buscar um conhecimento profundo e genuíno das Escrituras Sagradas para se conhecer o Deus transcendente e Soberano, Criador dos céus e da terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s